dica,  gestão

Sem cliente não há negócio

O fundamental para que todo negócio funcione são os seus cliente, e sem eles dificilmente haverá um negócio. Sendo assim devemos sempre nos atentar em manter os clientes satisfeitos, e atendermos ele da melhor forma.

Temos 3 tipos de clientes:
Promotores: São aqueles que falam bem do seu negócio, o promove. Eu sou um cliente promotor do nubank por exemplo, para todos que conheço falo bem dos seus serviços e atendimento.
Indiferentes: Como o nome mesmo diz, esse nem fala positivo nem negativo do seu negócio. Aonde se enquadra a maioria dos clientes.
Detratores: Os que irão falar mal do seu negócio, o que irá difamar. Devemos evitar o máximo que pudermos transformar um cliente em detratores.

O desafio das empresas estão em manter os clientes promotores ou no mínimo indiferentes (pelo menos eles não fazem mal para sua marca), entretanto com atendimentos indiferentes e processos muito burocrático pode transformar seu cliente em detrator.

Pense que você tem um problema e liga para a empresa, o atendente diz que não pode te ajudar e te transfere para outro, que diz que irá te retornar mais tarde, porém a empresa não te retorna. Já é um risco você se torne um cliente detrator.

Sendo assim tenha em mente que processos na sua organização é fundamental, pois com ele você terá controle do seu negócio. Mas pense que o cliente é muito mais importante, e deixa-lo satisfeito irá fazer com que seu negócio se mantenha ativo. Então devemos sempre que possível resolver o problema do nossos clientes e não complicar mais a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *