Melhor linguagem de programação
dica,  programação

Qual é a melhor linguagem de programação

Já vi muita discussões sobre qual é a melhor linguagem de programação, que a linguagem X é a melhor que todas. Entretanto esse tipo de discussão não faz o menor sentido, pois nós programadores usamos muito essa palavra “Depende”. E não seria diferente a resposta para dizer qual é a melhor linguagem de programação, “Depende”.

Existem vários contextos para dizer que a linguagem X é a melhor de todas, e em muitas dessas discussões que presenciei o motivo que se destaca é “gosto pessoal”. Mas sabemos que essa não é a melhor forma de mensurar se X é melhor que Y. Então o que seria correto?

Abaixo irei abordar alguns pontos para dizer se linguagem X é melhor que Y:

  • Nível de aprendizado: Para quem está começando a programar existem linguagens que são mais fáceis de se compreender, e até mesmo para montar um ambiente de desenvolvimento. Por exemplo para quem está começando é muito comum se indicar Javascript, pois para iniciar precisa apenas do navegador.
  • Desenvolvimento de Jogos: para jogos por exemplo você pode usar uma Engine e nela usar uma linguagem de alto nível (javascript, csharp, java, etc.). Porém muitos jogos são criados usando linguagens de baixo/medio nível (c ou c++), assim é possível ter mais controle sobre o hardware e aproveitar mais sua performance.
  • Analise Estatística: Nesse caso é muito usado a linguagem R, uma linguagem de script poderosa com acesso a a expressões regulares para a manipulação de texto.

Veja acima que para cada tarefa, existe uma linguagem que atende melhor que a outra. Sendo assim podemos concluir que a melhor linguagem de programação “Depende” de onde ela será aplicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *