linguagem programação
programação

O que é programação, linguagem de programação e algoritmo

Você irá agora aprende 3 conceitos: o que é programação, linguagem de programação e algoritmo.

Programação é nada mais que programar algo, isso pode ser programar uma viagem, programar as vendas de seus produtos, etc. Sendo assim em desenvolvimento de software podemos resumir que programação é criar algo, através de uma linguagem de programação e algoritmo.

Agora que você sabe o que é programação vamos entender o que é uma linguagem de programação. A linguagem de programação é a forma de passar instruções para o computador. A linguagem de programação é igual a nossa linguagem, assim sendo um conjunto de palavras que falamos para outro ser humano entender, no caso da programação é um conjunto de palavras que o computador interpreta. 

Existem diversas linguagem de programação (Java ,csharp, JavaScript, kotlin entre outras), da mesma forma que existem diversas línguas faladas (português, inglês, espanhol, etc).

Agora que entendemos o que eu uma linguagem de programação por fim vamos entender o que é algoritmo. Algoritmo são instruções lógicas que são dadas ao computador, o mesmo irá processar as instruções e devolver um resultado. Por exemplo um algoritmo de somar dois números seria:

  • Usuário insere o primeiro número
  • Usuário insere o segundo número
  • Ao clicar no botão somar faça a soma do primeiro número com o segundo número
  • Retorne o resultado da soma para o usuário

Veja que informei as etapas para o computador e ele me retorna o resultado da soma dos dois números. A lógica está correta mas o computador não entende as instruções da forma que foi escrita, por isso usamos a linguagem de programação, para que o computador entenda o algoritmo e nos retorne o resultado. Abaixo segue feito em HTML e JavaScript.

See the Pen ExemploProgramacao by Daniel (@saraiva89) on CodePen.

Veja que acima foi escrito com uma linguagem que o computador entende (nesse caso uma página web) e trouxe o resultado esperado que é a soma de dois números. Não se preocupem em entender o código agora, em um outro momento irei explicar mais parte técnica.

Espero que tenham entendido os 3 conceitos que tentei passar, e caso exista alguma duvida me coloco a disposição de ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *