backend frontend
Aprenda a programar,  programação

O que é programação front-end e back-end

Antigamente não existia muito esse tipo de divisão (programação front-end, programação back-end), era tudo programação. Mas com o avanço da tecnologia e com sistemas cada vez mais complexos, começou a surgir essa divisão. Isso é bom pois temos especialista em cada área, onde pode focar para produzir códigos com melhor qualidade.

Então vamos resumir que programação Front-End é a responsável por dar vida a interface do sistema, então com ela que criamos as mais belas telas para seus sites ou aplicativos. O Back-End é responsável pelo processamento final dos dados recebidos pelo front-end, isso pode se resumir em dar vida as ações que seu site ou aplicativo fará. Vou tentar exemplificar olhando o mundo real.

Imagine a casa em que você mora e olhe para ela agora. Você deve estar vendo as paredes pintadas, as lâmpadas no teto, as tomadas na parede, etc. Tudo isso que você está vendo seria o Front-End a interface do usuário (nesse caso o morador). Agora aperte o interruptor e veja que a lâmpada acendeu. Todo o processo de clicar no interruptor a ser enviado a energia elétrica para lâmpada e fazer com que ela acenda, entenda como Back-End. Pois você não vê o que acontece e provavelmente nem saiba o que é feito para acontecer aquela ação.

Agora vamos olhar na programação, quando você vai acessar o facebook você simplesmente coloca seu Usuário e Senha e clicar no botão Entrar. Os campos para você colocar o texto e o botão que você vê na tela é o Front-End. Mas você sabe o que acontece quando clica no botão entrar?

Quando você clica no botão entrar ele acessa o banco de dados procurando se existe seu usuário cadastrado na tabela, e depois valida se a senha que você digitou corresponde a senha do usuário cadastrado. Se as informações corresponderem ai ele informa para o front-end que suas informações são válidas e deixa você acessar o facebook. Todo esse processo que você não vê acontecendo se trata do Back-End.

Acho que com exemplo acima é possível entender que o Front-End é aquilo que o usuário vê, e o Back-End é algo que simplesmente acontece mas o usuário não sabe o porque. Em resumo o back-end é o processamento das informações enviadas pelo front-end.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *