projeto
dica,  gestão

Como iniciar um projeto

Uma definição inicial de projeto bem escrita precisa ser clara e entendida por qualquer pessoa do time, seja o P.O. (Product Owner), o time de desenvolvimento e até mesmo qualquer designer que pegar essa demanda para fazer.

Sendo assim vou descrever quais são os pontos importantes para iniciar um projeto.

  • Contexto
  • Produto
  • Mercado
  • Usuário
  • Métrica
  • Conteúdo

01. Contexto

No contexto devemos descrever os requisitos relacionados ao negócio da empresa. Certamente verificar se a ideia se enquadra no produto da empresa ou se faz parte dos objetivos.

02. Produto

Contudo se a mudança for em um recurso existente devemos levantar todas suas funcionalidades e validar todos os fluxos já existentes. Apenas assim é possível saber o impacto de uma mudança e incluir a funcionalidade necessária.

Entretanto se o recurso não existe devemos entender qual é o objetivo desse novo recurso e como irá se comportar.

03. Mercado

Analisar o mercado é muito importante, ver o que os concorrentes estão fazendo por exemplo. Mas também devemos fazer pesquisa de mercado para entender se o produto se encaixa no segmento que estamos trabalhando.

04. Usuários

Sempre que criamos algo nosso foco são os usuários, e nesse caso devemos pensar para quem o recurso é destinado e o que irá agregar ao usuário. Pois em muitos casos gastamos tempo e dinheiro desenvolvendo algo que no fim o usuário não irá utilizar.

05. Métricas

Definir o objetivo é importante, seu produto é para trazer felicidade ao usuário (satisfação), engajar (Manter eles conectados por mais tempo), adoção (captar novos usuários) ou retenção (fazer com que o usuário acesse novamente). 

06. Conteúdo

Validar se já possui o conteúdo que será usado ou onde consegui-los. Pois se preparar para definir quem irá produzir os conteúdos é importante antes de iniciar o projeto.

Acredito que tendo essas informações em mãos se torna possível iniciar um projeto, pois sua equipe terá um norte do que deve ser feito e onde quer chegar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *