agregando valor ao produto
gestão

Agregue valor para seu cliente.

Em resumo em sistema corporativo, bom software é aquele que “automatiza o processo”. Mas vale lembrar que não adianta o software ser bem implementado se o processo é ruim.

Quando iremos desenvolver um software ou adicionar novas funcionalidades, o ideal é pensarmos se a funcionalidade irá agregar valor percebido para o cliente. Se o cliente está disposto a pagar por essa implementação isso significa que irá agregar valor para ele. Como a empresa vive de receita, essas implementações que devem ser priorizada nesse contexto.

Também temos atividades que apenas irá habilitar a geração de valor de forma indireta para o cliente, nesse caso é quase sempre melhor “adquirir” software de mercado, ao invés de fazer dentro de casa. Por exemplo:

Seu cliente quer um sistema de venda de imóveis. Ao passar o tempo ele informa que precisa adicionar dentro do próprio site forma de pagamentos. Ao invés de gastar tempo e recurso desenvolvendo “gateway de pagamento”, o mais recomendado seria utilizar uma ferramenta já existente no mercado.

Entenda que só será interessante desenvolver uma ferramenta nova, quando a que temos no mercado não atende uma demanda, ou quando existem problemas nela e pode ser construída uma melhor.

Imagine por exemplo se o nubank viesse apenas como mais um banco. Pouco provável que eles conseguissem ser competitivo no mercado, pois já existem diversos bancos no Brasil. O sucesso só foi possível por entrar no negócio bancário com uma estratégia diferente, e oferecendo aos seus clientes coisas que os bancos tradicionais não ofereciam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *